Iluminação

Cheshire

Inspirados pelo popular gato Cheshire da Alice no País das Maravilhas, a dupla de designers GamFratesi criou uma linha de candeeiros para a Fontana Arte. Expressando o traço característico dos designers devido à sua simplicidade e funcionalidade, os candeeiros Cheshire destacam-se pelo difusor em policarbonato que emite uma luz suave e pela sua elegante forma. Como o gato da história de Lewis Carroll que aparece e desaparece, o candeeiro assume-se como um objecto amigável e acolhedor, esteja ligado ou desligado. Disponível em versão de mesa, pé e suspensão, este candeeiro é claramente um clássico do futuro.

Pinecone

Sendo uma das últimas novidades da Fontana Arte, o candeeiro Pinecone é mais uma excelente demonstração da mestria dos artesãos da marca italiana a trabalhar o vidro. Utilizando uma antiga técnica na qual o artesão sopra o vidro para o interior de uma ‘jaula’ de metal e ao expandir-se acaba por se escapar através das aberturas do compartimento, originando a forma única deste candeeiro desenhado por Paola Navone. Bastante gráfico e escultural, a versão transparente emite um original padrão de luz caleidoscópico nas superfícies circundantes, enquanto o modelo com difusor em vidro branco emite uma luz difusa e acolhedora. Disponível em candeeiro de mesa ou suspensão, o Pinecone é impressionante ligado e igualmente cénico quando desligado, simplesmente brilhante!

String Light

Os candeeiros String são uma autêntica ode à simplicidade, mas simultaneamente são extremamente poéticos. Tirando partido do fio, algo normalmente relegado para segundo plano, o candeeiro desenhado pelo cipriota Michael Anastassiades para a Flos assume uma ligação íntima com o espaço onde está instalado através dos seus tensores a percorrer as paredes e tectos, criando longas linhas negras até ao difusor triangular ou esférico.

“Cada vez que ando de comboio, sento-me à janela e observo uma série de fios perfeitamente paralelos a ligar pilares, quando nos movemos a alta-velocidade. Adoro o forma como dividem a paisagem e como esferas são ocasionalmente entrelaçadas em intervalos regulares. Também adoro, nas culturas mediterrâneas, como fios de luzes são esticados entre postes para marcar um espaço exterior para iluminar uma festa na praça de uma vila. E finalmente, gosto como a ingenuidade humana resolve os problemas criados diariamente na casa (como interruptores e tomadas) que outros escolheram posicionar em locais onde não os queremos.”

Coupé

O emblemático designer Joe Colombo e a marca de iluminação Oluce são um duo inseparável na história do design italiano. Movida pelo desejo de homenagear Joe Colombo, que faleceu prematuramente em 1971, a Oluce, com a ajuda dos arquivos do designer tem vindo ao longo dos anos a reeditar os seus magníficos candeeiros. Uma das reedições mais marcantes foi a do Coupé, um elegante candeeiro de arco que de destaca pela beleza intemporal, funcionalidade e processo de fabrico complexo. Criado em 1967, este candeeiro de aspecto retro-futurista espelha o espírito inventivo de Colombo, mas igualmente a estética e mentalidade da época, marcada por um constante olhar optimista para o que o futuro reservava.
Um sucesso entre coleccionadores, apreciadores de design e um ícone do ambiente doméstico desde a sua criação, o Coupé está disponível na Domo!

Heracleum

Inspirado pela planta do mesmo nome, o candeeiro Heracleum da Moooi é romântico e simultaneamente inovador ao utilizar LEDs como fonte de iluminação. Concebido pelo designer holandês Bertjan Pot, o candeeiro é especialmente apelativo pelo seu aspecto floral, delicado e imponente. As diversas pétalas rotativas em policarbonato, dispostas em pequenos galhos de arame adicionam um toque escultural e dramático, tão característico das criações da Moooi. Disponível em diversos tamanhos, o Heracleum é perfeito para colocar por cima de uma mesa, iluminar o balcão de um bar ou num lobby de um hotel.

Mantis

Fundada por Philippe Cazer e Frédéric Winkler, a DCW Éditions é uma marca francesa dedicada à reedição de alguns dos mais bonitos clássicos do design do século XX: “objectos que são companheiros na nossa vida quotidiana, fiáveis, honestos, cuidadosamente pensados e fabricados na perfeição”. Para além da colecção de iluminação Lampe Gras e da cadeira Surpil, entre outros, a DCW Éditions apresenta os esculturais candeeiros Mantis, desenhados por Bernard Schottlander em 1951.
Nascido na Alemanha em 1924, mas tendo ido para Inglaterra no início da Segunda Grande Guerra como refugiado judeu, Schottlander aprendeu a soldar e estudou escultura após ter estado ao serviço do exército britânico na Índia.

Descrevendo-se como um “designer para interiores e um escultor para exteriores”, Schottlander era um admirador confesso do trabalho de Alexander Calder, expressando de igual modo nas suas criações o movimento e formas orgânicas pelos quais o artista americano ficou conhecido.

Reflectindo essa mesma elegância e leveza, a colecção Mantis destaca-se pelo engenhoso sistema de contrapesos e pelas finas, mas robustas, barras de metal flexíveis. Fazendo um jogo visual entre balanço e desequilíbrio, no qual o simétrico e assimétrico estão em oposição, os candeeiros desenhados por Schottlander transmitem uma rara poesia através do design e são certamente uma das mais brilhantes criações que já vimos. Disponíveis por encomenda na Domo.

Bianca

Desenhado pelo sueco Matti Klennel, o candeeiro Bianca da Fontana Arte é uma agradável surpresa após inspecção mais cuidada. Desejando contrariar a banalidade dos muitos globos iluminados existentes no mercado, a colecção Bianca destaca-se pela bonita forma equilibrada e pelos pequenos sulcos presentes na superfície do vidro soprado de tom leitoso, como pequenas marcas na neve acabada de cair. Exaltando a beleza do vidro através de uma complexa técnica de produção e fornecendo uma iluminação acolhedora, o Bianca está disponível em versão de mesa, pé, suspensão e parede e pode ser encontrado na Domo por encomenda.

Fornasetti

A Fornasetti é um caso único no mundo da decoração, do design e da arte. Uma tradição familiar que passou de pai para filho tem vindo desde há muito a surpreender pela ironia, ecletismo e atenção ao detalhe. Desde a colecção ‘Tema & Variazioni’, onde o rosto da cantora de ópera Lina Cavalieri tem sido repetido nas mais diversas aplicações, ao mobiliário, complementos e acessórios para a casa, a Fornasetti é uma marca de referência por continuar a visão única de Piero Fornasetti através dos olhos do seu talentoso filho Barnaba. Tudo disponível na Domo!

“O meu pai era uma pessoa única, um génio”, referiu Barnaba Fornasetti num documentário francês, acrescentado: “o meu pai era duro, autoritário, dificil, mas ao mesmo tempo era irónico, tinha um humor muito britânico, e eu quero perpetuar essa tradição. Penso que o meu pai inventou uma nova técnica artistica, começou a recolher imagens de todo o mundo, de várias épocas, era um verdadeiro coleccionador de imagens, retirava-as de revistas e de livros, alguns de grande valor, mas tirava na mesma”.

Monkey Lamp

Nada poderia ser melhor do que um macaco para desejar um excelente ano de 2016 a todos os nossos amigos, clientes e fornecedores! Por ocasião do ano do macaco no calendário chinês, apresentamos este original candeeiro da Seletti para o novo ano. Desenhado por Marcantonio Raimondi Malerba, o Monkey Lamp espelha na perfeição a vocação do seu criador em cruzar arte e design, bem como a recorrente referência à natureza e imaginação infinita.

“Nunca desisto da ironia, a ironia é um assunto sério. Se uma boa ideia é divertida, não resisto em realizá-la”, Marcantonio.

Lunaire

Numa época em que já se inventou quase tudo, o candeeiro Lunaire da Fontana Arte continua a surpreender. Criado em 2013 por Ferréol Babin e recebido uma menção honrosa nos prémios Red Dot no ano seguinte, este surpreendente aplique de parede replica o fenómeno de um eclipse através do movimento do disco frontal que possui a fonte de luz, estando colocado dentro de um grande difusor côncavo. Dois efeitos são possíveis dependendo como o disco está posicionado, iluminando a parte posterior do candeeiro quando está fechado no sentido da parede, ou dando luz frontalmente caso esteja aberto. Alterando o efeito de luminoso e o ambiente circundante facilmente, o Lunaire assume ainda um forte elemento escultural através da sua forma inconfundível, estando disponível em diversos acabamentos, incluindo a versão dourada disponível na loja.