Iluminação

Coupé 50º Aniversário

coupeGold_01.jpg

Joe Colombo desenhou o Coupé em 1967, no culminar de uma década marcada pela sua estreita colaboração com a Oluce. Inicialmente concebido como uma variante do modelo Spider, ao longo dos anos, o Coupé foi produzido em diferentes versões e tornou-se uma das coleções mais populares e conhecidas da Oluce.
Sendo actualmente um ícone da iluminação e do design italiano, em 1968, o Coupé foi premiado em Chicago pelo International Design Award do American Institute of Interior Designers. O candeeiro também está inserida nas coleções permanentes do MoMA em Nova Iorque e do Museu Neue Sammlung em Munique, entre outros.
Para comemorar o 50º aniversário do Coupé, a Oluce criou uma edição especial de um objeto que resistiu ao teste do tempo e às modas passageiras para se tornar num clássico do design de interiores. A nova versão deste clássico está disponível numa edição limitada de 500 peças numeradas, apresentando um elegante acabamento dourado e uma gravação do 50º aniversário na base.

coupeGold_02.jpg
coupeGold_03.jpg

Yupik

Yupik.jpg

Desenhado pelo estúdio Form Us With Love para a Fontana Arte, Yupik é um candeeiro portátil. Enquanto a sua forma lembra a tocha elétrica clássica, a sua função é decididamente mais abrangente e versátil. Equipado com 5 metros de cabo, o Yupik pode ser utilizado como uma tocha, mas também colocado sobre uma mesa ou no chão, posicionado com a fonte de luz apontada para cima ou colocada de um lado para iluminar uma parede. Pode até ser suspenso, graças a um gancho em torno do qual o cabo pode ser torcido para formar um laço. Yupik é produzido em espuma de polipropileno, um material resistente, resistente, porém muito leve. Consiste em células fechadas que incorporam muito ar e, portanto, pesam menos em proporção ao seu volume. Este material foi escolhido deliberadamente para este candeeiro portátil pela sua leveza, mas também pela robustez para resistir a quedas e batidas.

yupikf_app0348oa_yupik_____.jpg
yupikf_app0347oa_yupik_____.jpg
yupikf_app0346oa_yupik_____.jpg

Bulb

bulb.jpg

O Bulb, desenhado por 1966 por Ingo Maurer, foi incluído em 1969 na colecção de design do MoMA em Nova Iorque. A fotografia a preto e branco mostra um modelo vintage na montra de uma antiga loja da marca em Munique, na Kaiserstrasse 47, localização que na altura era o outlet da fábrica da Ingo Maurer. Um misto de celebração da clássica lâmpada incandescente e de referência não descrita pelo criador ao homem Michelin, o Bulb tem uma base metálica cromada e um difusor em vidro cristalino de Murano, sendo um das peças mais icónicas da Ingo Maurer.

bulb_showroom.jpg
bulb_kaiserstrasse.jpg

Milano 2015

Milano2015_ambientata_QUADRATA_.jpg

A Fontana Arte prestou homenagem a Milão, a sua cidade de origem, com um elegante e exclusivo candeeiro de mesa: o Milano 2015. Desenhado por Carlo Colombo, o candeeiro é produzido em mármore Carrara, o melhor e mais valioso mármore, favorito desde sempre dos escultores e artistas para suas criações. Este candeeiro possui uma placa Led que brilha de forma mágica, tornando mais visíveis os veios do mármore. Um botão embutido controla a intensidade da luz com um dimmer electrónico. Uma placa de alumínio acetinado, esmaltada e gravada com o nome do candeeiro, corre verticalmente dentro do corpo e esconde o cabo de alimentação vermelho. Milano 2015 é um candeeiro elegante, produzido em edição limitada. Apenas 100 peças estão disponíveis em todo o mundo, cada um completo com um certificado de autenticidade.

Milano2015_3.jpg
milano2015_2.jpg

ISP

ISP_catalogue _32.jpg

Outro candeeiro? Sim. Mas este é como nenhum outro criado anteriormente. Concebido pelo russo Ilia Sergeevich Potemine em oposição consciente aos artefactos padrão de nosso tempo, o candeeiro Potemine é mais como uma bela tocha, passada entre atletas numa corrida. Sem interruptores ou lâmpadas visíveis, o candeeiro da DCW é uma obra de arte, uma peça de engenharia notável, onde o supérfluo está oculto e apenas a forma sublime se apresenta, esteja ligado ou apagado.

ISP_TABLE_OPEN1.jpg
ISP_APPLIQUE_LEFT1.jpg
ISP_APPLIQUE_LEFT.jpg
ISP_TABLE_OPEN.jpg

Perch Light

Desenhado por Umut Yamac para a Moooi, o candeeiro de suspensão Perch Light Branch destaca-se pelo seu design escultural, produzido em papel e latão, como pássaros a balançarem elegantemente num ramo. Estes pássaros luminosos  são livres de balançar quando suavemente tocados, brilhando suavemente e trazendo consigo a promessa da primavera.

perch_light_branch_018_final.jpg

Luminator

luminator4.jpg

Um candeeiro simples e elegante, levado à sua essência mínima, onde a forma segue a função e onde a beleza surge deste balanço. Desenhado pelos irmãos Achille e Pier Giacomo Castiglioni, o Luminator é um clássico do design italiano e uma das peças mais emblemáticas da Flos. Tal como Achille Castiglioni referiu em 1995 numa entrevista à revista Domus: "Em certo sentido, é verdade que o Luminator foi criado especificamente para o Compasso d'Oro de 1955, ou melhor que se originou como a nossa resposta para exigir uma ‘forma da utilidade’ para a indústria italiana”.

luminator3.jpg
luminator2.jpg

Equatore

equatore_buratti_tavolo_0.jpg

O Equatore é a reinterpretação moderna do clássico candeeiro com o difusor em vidro. Enquanto na versão tradicional o abat-jour serve para manter a fonte de luz no seu interior, nesta colecção de candeeiros da Fontana Arte o difusor está paradoxalmente e intencionalmente vazio. Sendo a luz gerada por dois discos luminosos, colocados na banda de metal central, visível no candeeiro e que evoca a linha do equador. Desenhados por Gabriele e Oscar Buratti, os candeeiros Equatore oferecem uma luz intimista, perfeita para iluminar os mais diversos espaços, estando disponível em versão de mesa, pé e suspensão.

equatore_buratti_sospensione_0.jpg
equatore_terra.jpg

Champagne à Trois

sambaron.jpg

Desenhado por Sam Baron, reconhecido design francês, o candeeiro Champagne à Trois da Bosa é uma das suas peças mais icónicas. Essencial na forma e intrigante no design, o candeeiro destaca-se por transformar uma silhueta clássica num objecto original. Produzido com bastante atenção ao detalhe, a peça da marca italiana possui uma elegante base tripla em cerâmica e um abat-jour único em tecido, que revela uma parte interna dourada, emitindo uma luz quente e acolhedora quando acesso.

Superarchimoon Outdoor

superarchimoon-outdoor.jpg

“A chuva caiu durante dias, meses, anos… tudo desapareceu, animais, plantas, problemas, designers, até os anjos tinham as penas molhadas. Na noite densa, pensámos que iríamos ver brilhos, depois luzes e depois clarões.
Eram os candeeiros da Flos, vindos de Itália. Eles adaptaram-se, eram resistentes à água. Já não estavam a sobreviver, estavam a viver a partir do solo, a maior felicidade das amebas fosforescentes. Um Milagre” Philippe Starck sobre este escultural candeeiro de exterior da Flos, que se adapta na perfeição a jardins ou até à beira-mar.

superarchimoonPI_F6367022.jpg
superarchimoon_outdoor_02.jpg
superarchimoon.jpg
superarchimoon_outdoor_04.jpg